Aprovado novo projeto europeu

Prática desportiva para pessoas com deficiência

   

Os organismos da Comissão Europeia aprovaram a proposta apresentada nopassado mês de abril de 2017 pelo escritório Hospitality Europe, de Bruxelas, para o financiamentode um projeto europeu cujo objetivo consiste em favorecer o acesso àsdisciplinas desportivas de competição e a sua prática por parte de pessoasportadoras de deficiência assistidas nos centros da Ordem na Europa.

O projeto tem por título “Pessoas com deficiência praticam atividades desportivasde competição” (em inglês: persons with DISabilities PLAYingcompetitive sports – abreviadamente, Projeto DISPLAY) e é cofinanciado com um subsídio de 59.000,00 € no âmbito do programa ERASMUS,investindo uma parte do seu orçamento em projetos que contribuam para o desenvolvimentoda dimensão europeia no setor do desporto. O projeto destina-se ainda,nomeadamente, a promover a prática do desporto e a participação em atividades físicastambém por parte de grupos desfavorecidos ou vulneráveis.

A prática desportiva agonística favorece de facto a inclusão social e o desenvolvimentodas pessoas com deficiência, aumentando a sua autoestima, o bem-estar físico e osentido de responsabilidade através do cumprimento das regras e do respeitopelo adversário.

O novo projeto DISPLAY será coordenado pela sociedade polidesportivada Ordem Hospitaleira no Centro para pessoas deficientes de Gjión, em Espanha(Club Desportivo Sanatório Marítimo), em parceria com a Fundação San Juande Dios, de Madrid e o Centro de Estudos para o Desporto Inclusivo doInstituto Politécnico de Madrid, a Fundação S. João de Deus, de França, o centrode assistência para pessoas com deficiência da Província austríaca de Kainbach,em Graz, e ainda com um centro das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração deJesus, de Lisboa.

O objetivo do projeto consiste na criação de uma rede europeia entre estas entidadesque já realizaram experiências próprias no âmbito da dinamização eimplementação de atividades deste género com os seus utentes portadores dedeficiência na área do desporto de competição e no exercício de atividadesfísicas, a fim de permitir um intercâmbio de boas práticas e a criação de sinergiasentre os participantes, os técnicos e formadores na área do desporto e os funcionáriosdos nossos centros envolvidos.

Para o efeito, serão organizados encontros em vários países europeus e realizadauma publicação com orientações para incentivar a prática do desporto por partedas pessoas com deficiência. O início da implementação do projeto está previstopara o início de 2018.




 

Copyright © 2024 Fatebenefratelli