Dia Mundial da Vida Consagrada

Carta Circular do Superior Geral

   

O talento da hospitalidade

2 de fevereiro de 2017

 

Para todosos Irmãos e comunidades da Ordem

 

Queridos Irmãos,

Por ocasião da celebração da Jornada Mundial da Vida Consagrada,no próximo dia 2 de fevereiro, desejo felicitar todos os Irmãos da Ordem etodas as pessoas consagradas que colaboram na nossa missão e fazem parte danossa Família Hospitaleira de S. João de Deus. Este dia dá-nos a oportunidadede celebrar a nossa consagração religiosa e de dar graças a Deus pela vocação deseguir o carisma da Hospitalidade que recebemos.

Nos últimos dois anos promovemos insistentemente anecessidade de um processo de discernimento em toda a Ordem, tendo em vista ofuturo da nossa instituição. É certamente muito importante pormo-nos em caminhoe empreender esse processo para podermos manter vivo o carisma e a missão dahospitalidade segundo o estilo de S. João de Deus. Todos os temas precisam deser revistos: a nossa consagração e a identidade, a nossa missão e as nossasestruturas.  

Acima de tudo, é essencial para o sucesso desteprocesso procedermos a um discernimento sobre a nossa consagração, o nossoestilo de vida, a nossa identidade como Irmãos de S. João de Deus. Devemosrever as estruturas organizacionais, as obras apostólicas, os serviços assistências…e também muitos outros aspetos, sem nos esquecermos, contudo, que se trata demeios para realizarmos a nossa vocação e a nossa missão. São meios que, enquantotais, podem mudar e, de facto, ao longo da história, assim aconteceu muitasvezes. Inclusivamente, muitos centros e serviços deixaram de existir e assim continuaráa ocorrer, por diversas razões, sem que isso impeça que a missão continue aestar presente, porque a sua essência prescinde e vai para além das estruturasde cada momento. Como já disse noutras ocasiões, mesmo sem centros e serviços,a missão apostólica à qual somos chamados continuará a ter validade, de formadiferente e com outros meios. Não podemos enclausurar a missão da hospitalidadeem determinadas obras ou centros concretos, embora certamente até hoje elestenham sempre representado um meio privilegiado para realizarmos a nossa missão.Mas trata-se apenas disso: de meios. 

O que verdadeiramente nos ajudará a manter vivos nofuturo o carisma e a missão da hospitalidade, em fidelidade ao que o Espíritodo Senhor e a Igreja nos pedem, é o testemunho da nossa consagração vivida comalegria e empenhamento, com exigência e entrega: é nisto que se joga verdadeiramenteo futuro. Como pessoas consagradas, somos chamados a ser profetas, sinaisda presença do Reino de Deus, a partir do nosso carisma da hospitalidade. De certomodo, sendo provocadores e arautos do amor de Deus pelos homens emulheres, através da hospitalidade. Esta é uma missão urgente no mundo de hoje,que ultrapassa os nossos centros e que exige gestos e ações simples,mas significativos, que revelem ao mundo que a hospitalidade é a únicaalternativa a um mundo de hostilidade, egoísmo e violência. Esta é a maneira deconstruir, como Irmãos consagrados, a grande fraternidade universal concebidapelo nosso fundador, S. João de Deus, e que constitui o cerne do Evangelho deJesus Cristo. 

Irmãos, se formos capazes de compreender e viver destemodo a nossa consagração, não tenho dúvidas de que o futuro da Ordem serágarantido, independentemente do modo e das formas que ele assumir. Sei que, porvezes, podemos cair no desânimo e sentir-nos cansados. Hoje, neste Dia Mundialda Vida Consagrada, quero encorajar-vos a todos a erguer a cabeça pararecuperarmos o entusiasmo e a alegria pela nossa consagração religiosa erenovarmos o compromisso com o Senhor que, sem dúvida, continua a chamar-nos. AIgreja e o mundo, os nossos colaboradores e as pessoas assistidas nos nossoscentros esperam por nós com o desejo de verem em nós testemunhas e profetas dahospitalidade. Todos somos chamados a fazer isso, cada um a partir da realidadeconcreta em que se encontre. Não se trata de fazer muitas coisas, mas, antes,de sermos sinais, com a nossa presença, cada um fazendo o que lhe cabe fazer emfunção da sua idade e responsabilidade. 

Este será um ano de preparação dos Capítulosprovinciais. Comecemos por aqui, Irmãos. Sejamos audazes, revestindo-nos do homemnovo e despindo-nos do homem velho (cf. Ef 4, 22-24). Superemos as atitudes quenos bloqueiam, que nos tornam egocêntricos, olhando apenas para nós; afastemosde nós os medos e as justificações que elaboramos para defender as nossas posturas.O Senhor continua a chamar-nos e espera de nós uma resposta. Deu-nos o talentoda Hospitalidade (cf. Mt 25, 14-30) para que nos dediquemos a eleinteiramente: não podemos defraudá-lo, pois isso seria defraudar-nos a nósmesmos. 

Em 2015, celebrámos o Ano da Vocação à Hospitalidade e,ao encerrá-lo, disse-vos que todos os anos devem ser "Anos da vocação àHospitalidade". Volto a dizer o mesmo. Também este ano o será, para vivermosplenamente a nossa vocação e, com o nosso exemplo e de todas as formaspossíveis, continuarmos a ser chamativos para os outros, sob o lema "Junta-teà Hospitalidade".   

Renovo a todos os meus votos e as minhas felicitaçõespara uma celebração jubilosa deste Dia Mundial da Vida Consagrada na festalitúrgica da Apresentação do Senhor ao Templo, festa da luz e da consagração aDeus. Que todos nós, Irmãos de S. João de Deus, iluminemos o mundo com otestemunho da hospitalidade, à maneira de S. João de Deus!  

Unidos no Senhor e em S. João de Deus, recebei um abraçofraterno e hospitaleiro.

 

Ir. JesusEtayo

Superior Geral 



 

Copyright © 2024 Fatebenefratelli