12 de fevereiro

Beato José Olallo Valdés


Nasceu na cidade de La Havana (Cuba), a 12 de fevereiro de 1820 e, com 15 anos de idade, emitiu a profissão religiosa na Ordem Hospitaleira de São João de Deus.

Ainda jovem, entrou para a Comunidade de Camaguüey, onde permaneceu durante mais de 54 anos, vivendo fielmente a sua consagração na hospitalidade, mesmo no meio de enormes dificuldades. Encontrava a força para viver e praticar com fidelidade e coerência a caridade na contemplação de Cristo crucificado. Os seus "irmãos prediletos" foram os pobres sem abrigo, os escravos e os presos, as crianças abandonadas e os idosos, os doentes, os leprosos e os moribundos. Durante as epidemias de cólera e varíola dedicou-se com dedicação ao atendimento e à assistência das pessoas atingidas pela doença, sem adoecer. Conduziu uma vida humilde e muito pobre, mas rica em virtudes e testemunho apostólico.

Regressou à casa do Pai no dia 7 de março de 1889, em Camaguüey. O Papa Bento XVI proclamou-o Beato e a cerimónia de beatificação teve lugar no dia 29 de novembro de 2008, em Camaguüey (Cuba).

 

Ó Deus, Pai todo-poderoso, que com a vida do Beato José OLALLO (Valdés) nos oferecestes um exemplo admirável, manifestando a Vossa misericórdia para com os doentes e os necessitados, concedei-nos, por sua intercessão, que, inflamados pela Vossa caridade, possamos imitar o Senhor Jesus, Bom Samaritano: Ele é Deus e vive e Reina convosco, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

 

Amém. 

 

Salva questo testoSegnala ad un amicoStampaTorna alla pagina precedenteTorna alla home page