O Beato Eustáquio Kugler comemora 150 anos

No dia 15 de janeiro de 2017 comemora-se o 150º aniversário de nascimento do Beato Eustáquio Kugler (15.01.1867-10.06.1946). Geralmente, a liturgia da Igreja Católica recorda no seu calendário o dia que assinala o nascimento para o céu (dies natalis) dos santos e beatos. Nós, por outro lado, gostaríamos de comemorar também a vinda a este mundo do nosso querido e humilde Irmão Eustáquio Kugler, proclamado "Beato" pelo Papa Bento XVI, a 4 de outubro de 2009, em Ratisbona (Regensburg, Baviera), onde faleceu em 1946, com fama de santidade.

Cada nascimento é um dom de Deus e como tal foi acolhido também o de José: foi este o nome de batismo do sexto filho da família Kugler, nascido em Neuhaus, uma longínqua aldeia bávara com 200 habitantes, no seio de uma família de camponeses. Foi batizado no mesmo dia em que nasceu, na igreja paroquial de Nittenau, distante uma hora de caminho da sua terra natal, um caminho que ele percorreria diariamente para frequentar a escola.

A sua vida religiosa, passada entre os seguidores de São João de Deus, foi um exemplo de grande piedade, amor e respeito para com os doentes, os Irmãos e os colaboradores do hospital, e um modelo de paciência, especialmente quando era superior provincial e teve de enfrentar durante anos situações difíceis devido a interrogatórios policiais, vexações e inspeções constantes por parte da Gestapo, que tentava induzi-lo a fazer denúncias contra os Irmãos.

O hospital geral que ele fundou em Ratisbona (Regensburg) era o melhor em toda a região da Baviera: na capela que ele mandou construir ao lado do hospital, dedicada a São Pio V, repousam os seus restos mortais.

O Beato Eustáquio, fervoroso devoto da Santíssima Virgem e do nosso santo fundador, João de Deus, teve uma vida de sofrimento, agravado também por um carcinoma no estômago e uma úlcera no duodeno, e foi caracterizada pelo anseio de ir para a pátria celeste. 

 

Salva questo testoSegnala ad un amicoStampaTorna alla pagina precedenteTorna alla home page